Patrimônio natural e cultural de Niterói

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsAppEmailLinkedIn

A Ilha da Boa Viagem em Niterói está reaberta ao público!

Pela importância histórica da área e seu potencial turístico, o município, por meio da Secretaria de Ações Estratégicas, assumiu o projeto de restauro da Ilha da Boa Viagem, esperado há uma década.

Depois de um ano e meio de obras minuciosas para recuperação de toda infraestrutura do local, com investimentos de R$ 5,5 milhões, a Prefeitura de Niterói entregou no dia 23 de setembro de 2023, o novo equipamento turístico da cidade completamente restaurado.

A história da Ilha da Boa Viagem começa em 1650 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico. Registros históricos apontam o ano de 1702 como marco do início da construção do fortim, que tinha entre cinco ou seis peças de artilharia. Já o casarão, conhecido como castelo, foi construído na década de 1940 e abrigou a sede dos Escoteiros do Mar.

Além da vocação religiosa, o monumento foi historicamente destinado para fins militares. A visão privilegiada da Baía de Guanabara tornou a ilha parte do antigo sistema defensivo brasileiro.

As intervenções recuperaram as edificações da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo.

A Ilha da Boa Viagem que faz parte do patrimônio arquitetônico histórico de Niterói e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), agora poderá ser conhecida por moradores e turistas em visitas previamente agendadas.

Como visitar a Ilha?

A Ilha fica aberta de quintas a domingo com quatro visitas (9h30, 11h30, 13h e 15h).

As visitas estão sendo agendadas pela Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) através do link: visit.niteroi.br/ilha-da-boa-viagem/.

A reforma da Ilha da Boa Viagem começa um fluxo de restauração de bens e patrimônios da nossa cidade. Além de recuperar a memória afetiva da população, são iniciativas que abrem toda uma cadeia produtiva e de geração de emprego e renda.”

André Diniz
Secretário de Ações Estratégicas