Um legado cultural para Niterói

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsAppEmailLinkedIn

O casarão histórico (inaugurado em 1923), tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), será sede do Aprendiz Musical, programa de educação musical voltado para crianças e jovens de Niterói. Esta é mais uma obra do Plano Niterói 450 anos e faz parte do conjunto de intervenções que serão feitas na região central da cidade. A obra teve início em dezembro de 2022 e tem previsão de um ano e meio e um investimento de R$ 29 milhões.

O casarão está sendo recuperado, mantendo a sua identidade visual, a partir de registros históricos. Trata-se de uma obra cuidadosa, como todo trabalho de restauro. Será recuperado, por completo, o ambiente, tanto do casarão quanto do anexo que será construído sem interferir na arquitetura.

A inscrição Notre Rêve (Nosso Sonho, em francês) aplicada sobre a sacada do Solar também conhecido como Casa Norival de Freitas – homenagem ao seu ilustre morador, o advogado e político fluminense -, ganhará um novo significado.

Por ser um imóvel tombado, o projeto de restauro do espaço foi elaborado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePac) de Niterói e enviado para aprovação do Inepac, que seguirá acompanhando as obras com a Prefeitura e aprovando cada uma das intervenções a serem feitas.

Serão reutilizados todos os elementos originais que forem possíveis. Por conta da degradação ao longo dos anos, parte dos acabamentos se desprenderam do edifício e caíram no chão. As peças foram recolhidas pela equipe responsável e serão recuperadas.

O imponente imóvel de estilo eclético romântico fica na rua Visconde de Itaboraí, 474, no trecho hoje denominado Maestro Felício Toledo, no Centro de Niterói.

 

História

Arquitetura