Uma história de amor com Niterói

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsAppEmailLinkedIn

Construído entre as décadas de 1930 e 40, em estilo art déco, o Cinema Icaraí foi um dos mais tradicionais de Niterói até encerrar as atividades em 2006. Em razão da importância arquitetônica, histórica e cultural, o prédio foi tombado, em 2001, pelo município e incorporado ao patrimônio da Universidade Federal Fluminense. Em 2008, o tombamento se deu pelo estado. Trata-se, portanto, de uma referência de consumo cultural na cidade, tendo um espaço cativo na memória dos niteroienses como um local de encontro para lazer.

Em 2019, o então Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, assinaram um termo de cessão de uso do Cinema Icaraí. O imóvel passou, então, a ser gerido pela Prefeitura, que utilizará o prédio para fins culturais.

Na gestão do atual prefeito de Niterói, Axel Grael, e com os esforços da Secretaria de Ações Estratégicas, o INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio – aprovou o projeto de restauração e reforma do prédio.

No dia 10 de janeiro de 2023, o prefeito de Niterói lançou, em parceria com o reitor da UFF, o edital de licitação para as obras do Cinema Icaraí. O prédio será todo preservado – em especial o estilo art déco – e contará com três salas de cinema de última geração, sala para concertos – que abrigará a Orquestra Nacional da UFF –, espaço gastronômico, entre outras instalações.

O prédio histórico será acessível e sustentável, além de ganhar quatro espaços de gastronomia. Segundo o anteprojeto, o Cinema terá um aumento de 1.267,00 m² de área construída. A reforma trará de volta toda a atividade do local, recuperando o importante espaço cultural do município. O investimento será de cerca de R$ 55 milhões e o prazo da execução da obra será de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Início.

O prefeito Axel Grael comemora a iniciativa:

Mais um passo foi dado para que seja realizada a restauração do nosso Cinema Icaraí. O INEPAC, órgão responsável pela preservação do patrimônio histórico do Estado, e o Conselho Estadual de Tombamento aprovaram a proposta do cinema. Nos últimos oito anos, a gestão histórica do prefeito Rodrigo Neves reconheceu a importância desse equipamento cultural para nossa cidade e, de lá pra cá, estamos trabalhando em pareceria com a Universidade Federal Fluminense para dar continuidade à tão esperada revitalização do Cinema Icaraí.”

O Projeto

A obra de restauração inclui a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os seus elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias, bem como a instalação de elevador e de escada rolante.

No salão, os componentes decorativos serão revitalizados e o palco ampliado para comportar uma orquestra sinfônica. A capacidade será para 299 pessoas e haverá a instalação de uma plataforma elevada para acesso ao subsolo. O projeto inclui, ainda, a revitalização deste subsolo – abaixo do palco – para área técnica e espaço de acervo e guarda de instrumentos.

O primeiro pavimento comportará os camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante. O segundo andar receberá infraestrutura para atender a orquestra e abrigará as áreas administrativas.

As salas de cinema estarão localizadas no terceiro pavimento: uma delas terá capacidade para 150 lugares e outras duas com 65 lugares cada. Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café/bomboniere.

O quarto pavimento ganhará um bar/ bistrô. Será criado também um quinto piso, sem retirar as características da fachada, para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar.

Na cobertura, serão instaladas as placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar. Todo o prédio terá sistema de captação de água da chuva para reúso.